ABDIAS
OU OBADIAH
https://wol.jw.org/pt/wol/mp/r5/lp-t/jd/2006/24
https://wol.jw.org
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É o quarto “profeta menor”, após Oséias, Joel e Amós. Não possuímos nenhuma informação sobre a sua
vida, embora pelo tema e conteúdo de suas profecias, invectivas violentas
contra os edomitas, os especialistas ae dividam entre dois períodos: primeiro, algo
entre a segunda metade do século IX a.C., marcada pela rebelião bem-sucedida
dos edomitas contra o domínio de Judá, no reinado de Jorão (849-842 a.C.) –
essa tese é defendida por um grupo minoritário, em geral ligado à tradição
protestante, que, acompanhando a tradição judaica, confunde-o com Abdias, servo
do rei Acab e homem temente a Deus (1Rs 18,3-16) – ou algo em torno do século V
ou VI, referindo-se ao que aconteceu às terras de Judá após a destruição do
templo por Nabucodonosor, em 586 a.C., quando os edomitas, em vista da
derrocada de seus históricos desafetos, prorromperam em alegres festejos e
expedições de saques aos vilarejos e pequenas cidades já combalidas de Judá.
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Algumas tradições o apresentam como um edomita convertido ao judaísmo, como que
para dar mais qualificação às suas profecias e tirar um pouco do peso do
extremado nacionalismo que flui de suas páginas, que fizeram alguns
comentaristas duvidarem se o Livro de Abdias seja mesmo um texto inspirado e
digno de constar no cânon: “Como fizeste,
assim te será feito... A casa de Esaú será como uma palha! Eles a incendiarão e
a devorarão, e não haverá sobreviventes da casa de Esaú, porque Iahweh o disse!”
(Ab 15.18 – Bíblia de Jerusalém)
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Mas o fato é que esse texto reflete rigorosamente o espírito da época,
justamente o que melhor comprova a historicidade da Bíblia, embora possa
constranger bastante a nossa ética cristã contemporânea. Uma ética que se
encontra associada à nossa subjetividade e à impossibilidade de recriarmos, em
toda sua abrangência, um momento histórico-cultural tão longínquo. Entretanto, no
conjunto, percebe-se que ele não se afasta nem um pouco de outros discursos
proféticos, considerados naturalmente inspirados, com um linguajar tão duro
quanto o de Abdias, ou até mais.
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