domingo, 2 de julho de 2017

ABIAS

http://blogdoseualipio.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Jerobo%C3%A3o-e-a-derrota-para-Abias.jpg
http://blogdoseualipio.com.br

__ Foi o nome de um dos filhos de Jeroboão I, o primeiro rei de Israel, mas que morreu ainda criança.
__ Outro Abias, mais presente nas páginas da Bíblia, foi o quarto rei da linhagem de Davi, que reinou em Judá de 913 a 911 a.C. Os dados sobre esse rei são contraditórios, o que espelha bem o momento de seu reinado, quando o reino dravídico se dividiu em dois: Israel, ao norte, e Judá, ao sul, seguido de uma série de combates abertos e escaramuças para definir o limite da soberania, a fronteira entre os dois reino. As informações da época deviam desabrochar muito partidarizadas.
__ Segundo uma tradição constante em 1Rs 15,1ss, o seu nome seria Abiam, e ele seria filho de Maaca, filha de Absalão (o filho rebelde de Davi), com Roboão, e nesse caso ele teria sido infiel ao legado religioso de seu bisavô, permanecendo no trono apenas por um favor muito especial de Deus àquele. Em 2Cr 13, a narrativa toma um sentido diferente. Nesta, Abias é chamado por esse nome, mas é filho de Micaías (uma variante de Maaca?), filha de um tal Uriel, e ele é um homem fiel. Em Crônicas, Abias move guerra contra Jeroboão I – essa guerra é citada brevemente em 1Rs – e dirige aos seus soldados, antes da batalha, um comovedor e ortodoxo discurso em favor do deus do povo hebreu, Iahweh, como na melhor tradição profética, sem falar que, por causa do clamor que seus soldados levantaram à Iahweh, este os salva de uma derrota certa.

__ Em Crônicas, portanto, ele é um rei benfazejo, que recebe um favor extraordinário de Deus, diferente do que dele se diz em Reis. Este foi redigido muito antes, e, portanto, traz uma teologia menos elaborada, que tem dificuldades de explicar um reinado tão breve para um rei aparentemente justo – entre os mais antigos, um dos prêmios mais aguardados para uma vida justa era exatamente a longevidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário