quarta-feira, 7 de setembro de 2016

DIAGRAMA DA BATALHA DE TEUTOBURGO

Prof Eduardo Simões

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/09/Teutoburgo_jpg.jpg/1024px-Teutoburgo_jpg.jpg
By Cristiano64 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2544881

__ Vemos acima, da esquerda para a direita, o quadro maior que diz: “A coluna romana, formada de três legiões, (XVII. XVIII, XIX), 6 coortes de infantaria e 3 de cavalaria auxiliares (com um total de 20 mil homens) se estendia na floresta de Teutoburgo por 3,5 km”.
__ O texto logo abaixo diz: “7.000 a 10.000 germanos no lado oriental de Kalkriese, escondidos na orla da floresta”.
__ No centro do mapa, bem acima, aparece: “grande pântano (palude)”, e um pouco abaixo se lê: “Muitos romanos, desorientados pela confusão da batalha, fugiram para o norte, mas encontraram a morte no pântano próximo”. Mais abaixo está escrito “5.000 a 7.000 germanos atrás do terrapleno (a primeira linha laranja)”, e mais abaixo: “5.000 a 7.000  germanos escondidos na floresta.
__ No extremo, à esquerda, lemos na linha amarela, mais acima: “Autoestrada número 1, trajeto atual”. Mais abaixo, na linha cinza, vemos que esta trata-se do trajeto natural do caminho dentro da floresta e que foi modificado pelos germanos para dificultar a fuga dos romanos! O primeiro texto diz “Sentido principal (ou tradicional)”, enquanto o segundo texto, abaixo, diz: “sentido desviado pelos germanos”. Ao lado sobre o quadrado vermelho, o texto diz: “Os romanos tentam, numa última e desesperada defesa, entrincheirando-se em um acampamento improvisado feito por carruagens”. Um lembrete, abaixo, apontando para a linha laranja, diz: “terrapleno construído pelos germanos”. Em azul claro, à esquerda: “Canal Reno-Elba, curso atual”. Esse canal não existia na época da batalha, assim como a autoestrada... óbvio.

UMA RELÍQUIA DE TEUTOBURGO

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7d/Epitaph_des_Marcus_Caelius.JPG/800px-Epitaph_des_Marcus_Caelius.JPG
By Agnete - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7649833

__ Vemos acima um monumento funerário romano foi encontrado em Xantem, Alemanha, em 1620. O texto dele diz:
“ A Marcus Celius, filho de Titus, do distrito eleitoral de Lemonia, de Bononia [Bolonha],
Primeiro Centurião [ou centurião sênior] da XVIII Legião, 53 anos e meio.
Ele tombou na guerra de Varus. Os ossos de seus libertos
podem estar enterrados aqui. Publius Celius, filho de Titus,
do distrito eleitoral de Lemonia, seu irmão, erigiu [este monumento]”

__ No monumento aparece, ao centro, o centurião homenageado, trajando uniforme militar com uma fálera (grandes broches redondos, mostrando que era um soldado com vários feitos heroicos na carreira), uma armila (um tipo de bracelete), uma coroa cívica na cabeça (prêmio para quem salva a vida de um companheiro cidadão), com um vitis (bastão de autoridade de centurião) na mão direita. À esquerda está o busto de Privatus e, à direita, o de Thiamianus, os dois libertos de Marcus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário