quinta-feira, 3 de novembro de 2016

E O BRASIL NÃO SE TRANSFORMOU EM REPOLHO

Prof Eduardo Simões

Obrigado aos amigos de Brasil, França, EUA, Moçambique, Letônia, Israel, Portugal, Alemanha, Suécia, Ucrânia. Deus os abençoes 

http://www.freakingnews.com/pictures/25500/Man-with-a-Cabbage-Head-Reading-a-Book--25651.jpg
http://www.freakingnews.com/

__ O grande pesquisador Jean Piaget usava de uma expressão curiosa quando queria se referir a uma crença muito comum na sua época e nos dias de hoje: “não é o coelho que se transforma em repolho, mas o repolho que se transforma em coelho”. A crença citada era o aforismo da escola de psicologia behaviorista, em especial a sua vertente americana, que dizia que era o estímulo que determinava a resposta, expressa pela fórmula S -> R
__ O que essa fórmula queria dizer, na prática, é que o organismo não tem qualquer projeto ou condição prévia ao interagir com o ambiente. A pessoa é fruto do meio, como dizem alguns ou é uma folha de papel em branco onde a sociedade, o ambiente, escreve o que ela deverá ser – é dentro dessa perspectiva psicológica que se coloca a célebre frase: “repita muitas vezes uma mentira, que ela se torna uma verdade”. Ao afirmar que é o repolho quem se transforma no organismo e não o contrário, Piaget quer dizer que o organismo não está passivo diante dos estímulos, mas que reage a estes de acordo com o sua organização interna – biopsicossocial – e que é esta quem determina qual será a sua resposta afinal, e não o estímulo. São as condições prévias do organismo que determinam a resposta.
__ Nós, os mais antigos, vimos isso claramente na derrocada do mundo comunista-soviético, quando, apesar da propaganda massiva e de mão única, devido ao controle estatal das mídias, o povo em massa se alevantou para acabar em dois tempos com o regime, e em vários países diferentes, porque via a comida minguando no seu prato, a sua qualidade de vida caindo, os serviços públicos não funcionavam, etc. À ação das mídias nós chamamos “ideologia”, mas aos fatos da vida diária, nós chamamos “realidade”.
__ Ora, nesses últimos meses, nós, os brasileiros, vimo-nos assoberbados por fatos e movimentos ideológicos behavioristas, onde os fautores desses últimos, mostrando ignorar os ensinamentos da história e a evolução de sua opção ideológica, primaram por desconhecer a verdade psicológica básica descrita por Piaget. Resultado: foram transformados em sopa de repolho nas eleições.
__ De fato, de um lado estavam milhares de militantes gritando diariamente nas ruas “é golpe”, “é golpe”, “é golpe”... parecendo uma onda avassaladora, um tsunami. Do outro lado o juiz Sergio Moro, e uma dúzia de promotores e delegados da PF, de vez em quando levantando a voz para dizer: “é roubo! E os fatos são estes”. E não é que estes venceram e determinaram de forma insofismável a derrota acachapante de um grupo político e seu líder, que poucos meses antes equiparava a sua popularidade com a de Jesus Cristo e se autoproclamava o maior presidente do Brasil de todos os tempos! A derrocada avassaladora do PT nas eleições municipais lembrou-me, em muitos aspectos, a derrocada instantânea da União Soviética, sem que nada extraordinário acontecesse no país, exceto os altíssimos níveis de incompetência e corrupção da elite política local. Bastava associar o adversário ao PT ou ao Lula para garantir a vitória.
__ Àqueles que teimosamente buscam ligar a derrocada do PT no Brasil aos meios de comunicação, basta recordar-lhes as vitórias de Brizola e Crivella no Rio de Janeiro, apesar da propaganda e ações em contrário do mais poderoso grupo de comunicação do Brasil. Não há como não reputarmos isso na conta do choro típico de maus perdedores ou dos compulsivos, que se recusam a aprender e seguem repetindo os erros de sempre.  
__ Assim como o behaviorismo está errado por não considerar o papel do organismos no processo de adaptação ao meio, o PT errou por não considerar a inteligência e os valores morais do povo brasileiro, um tanto combalidos é verdade, mas presentes ainda o bastante para dar uma lição que os políticos, que não tiverem a cabeça de repolho, certamente jamais esquecerão.

https://keyassets-p2.timeincuk.net/wp/prod/wp-content/uploads/sites/29/2015/07/iStock_000017709039_Medium.jpg
http://www.lifedeathprizes.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário