quinta-feira, 20 de outubro de 2016

PARCERIAS IMPROVÁVEIS (DÉCADAS 1930 E 1940)

Prof Eduardo Simões

Obrigado aos amigos do Brasil, França, Emirados Unidos, México, Portugal, EUA, Alemanha, Cabo Verde, Lituânia, Índia. Deus os abençoe.


https://pbs.twimg.com/media/CsPI54XXEAA17gl.jpg
/br.pinterest.com


https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/08/47/b0/0847b0293bddc4e56c97e821edf5c701.jpg
/br.pinterest.com

__ Numa época que a segregação racial vigia nos EUA, e que em diversas regiões do país homens negros eram torturados e mortos barbaramente, em linchamentos públicos, pelo simples fato de serem negros ou qualquer outro motivo tão banal quanto, as crianças acima mostravam que a convivência racial era não só possível como extremamente benéfica para as duas “raças”. Elas também mostram que nesse, e em outros aspectos básicos da maturação humana (o desejo do jogo, a imitação, a ausência de preconceitos, etc.), o ser humano continua rigorosamente imutável ao longo dos séculos, variando apenas no secundário, no que é aprendido socialmente na juventude, como explicou Jean Piaget.

__ Na foto de cima, batida por Luke Swank, nos anos 1930, aparecem dois meninos negros e um branco gostosamente amontoados sobre um típico carrinho infantil, que fazia sucesso entre as crianças americanas da época. Na foto de baixo um casal de pequenos bailarinos ensaiam uma coreografia numa rua de Nova York, no ano de 1940, captado pela câmara de Helen Levitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário