quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ELES SE ODEIAM, E A NÓS TAMBÉM!

Prof Eduardo Simões

http://imagens.revoltabrasil.com.br/2014/11/ODEIO-MUITO.jpg
http://www.revoltabrasil.com.br/

__ Na foto acima vemos um flagrante de um momento SURREAL de um vídeo postado no Youtube, quando a filósofa Marilena Chaui, afirma, em um encontro fechado para petistas, que “odeia a classe média”. Lula, rodeado por um círculo vermelho, ri a valer, após tal declaração, e em seguida o vídeo mostra-o aplaudindo calorosamente, seguindo os aplausos igualmente calorosos do público presente no auditório.
__ Mas esperem aí! Chaui, ganhando 25,5 mil reais por mês de salário, fora os proventos que vêm da venda de seus livros, pertence a que grupo social: aos milionários? Aos pobres que moram debaixo da ponte ou chacoalham em ônibus, quando vão ao emprego, vindo de bairros da periferia da classe média, aonde Chaui habita. Definitivamente estamos diante de mais daqueles momentos deprimentes da elite intelectual brasileira, cada vez menos elite...
__ Mas quem é a gente da plateia que aplaudiu freneticamente a filósofa em seu rompante? Gente da classe baixa, os trabalhadores citados acima, que num sacrifício tremendo perderam seu dia de trabalho para estar ali, assisitindo tamanho despropósito ou que o perderão no dia seguinte, por ficarem até altas horas da noite bebendo dessa filosofia estragada? Ou seriam milionários excêntricos? Ou Chaui não está bem ou estar a nos provar que a filosofia não faz a menor diferença à aquisição do pensamento lógico, e muito menos do pensamento crítico. Como Piaget já o demonstrou cabalmente.
__ Mas o Lula não. Ele tem toda razão de aplaudir, afinal quem estava montando um tríplex num condomínio, desculpem a má palavra, de “classe média”, organizou uma reforma de R$1.200.000 em um sítio que nem era dele, e era íntimo de alguns dos homens mais ricos do Brasil, esse sim já está em outro patamar, ele é classe alta! E, como é comum às pessoas dessa classe, odeia tudo que está abaixo dela, embora não se peje de usá-lo sempre que é necessário, para manter-se aonde está: longe dos pobres que manipula e da classe média que odeia.
__ Mas nem assim Lula escapa, afinal ele, seu partido e sua criatura sempre se gabaram de, no seu governo, promoverem continuamente a expansão dessa classe, inclusive como principal critério da superioridade de sua administração, justo essa classe que, em particular, dizem odiar, como fonte de opinião divergente da sua. E parece que é justo aí que mora o problema, pois a classe média costuma pechinchar, inclusive na política, não sendo tão dócil quanto os mais pobres, que aceitam tudo com gratidão, nem os mais ricos, que julgam poder comprar tudo o que precisam, e por isso nada agradecem nem cobram.

__ O que Lula, Marilena Chaui, na sua nova fase, e o PT odeiam, na verdade, é o pensamento autônomo, é o pedido de esclarecimento, é a transparência, é o direito de refletir a sobre a próxima palavra de ordem que lhe será apresentada, e que é típico da classe média, que agradece a Deus por chegar aonde chegou, mas sabe o quanto lhe custou chegar e manter-se aonde está, e que não vê com naturalidade ou agradecimento a crise econômica e política gerada pelo governo do PT, que  destruiu muitas de suas conquistas socais para favorecer aos mais ricos, os mais achegados, os mais corruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário