terça-feira, 9 de agosto de 2016

O COMEÇO DA CEGUEIRA OU O INÍCIO DA LUZ?

Prof Eduardo Simões

Obrigado aos amigos dos EUA, Brasil, Rússia, França, Ucrânia, Itália, Marrocos, Malásia, Letônia, Polônia. Deus os abençoe.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimpcZw-CvCof7eWh2NRItzQFunqtCmDSRl84davvRuqn8XZxgSoh2GJPh2wGcOEzpl8081U5rnRrOQt0cqOhWzVDI_xNGPADAkaWpiHVCArONbJuLAJn-Hpv62A1560NpKgmCbNJwTkK7A/s1600/cego+6.jpg
http://joabecamillo.blogspot.com.br/

__ As notícias não podiam ser piores: a seleção olímpica brasileira empata de zero a zero com a do Iraq   ue, enquanto a capa de VEJA traz a segunte manchete: “Odebrecht cita Temer, marqueteiro destrói Dilma”. Desgraça pouca é bobagem.
__ Como pode o país do melhor futebol do mundo, consciente de que a medalha olímpica é a única que lhe falta, disputando-a em casa, empata de zero a zero com o Iraque, um país que há treze anos sofre os efeitos de uma invasão seguida de guerra civil, onde a preocupação de qualquer pessoa normal é saber se chegará em casa inteira ou em mil pedacinhos dentro de um saco? Esse resultado para o Iraque revela, com incomum precisão, a grave profundidade da crise psicológica e moral que se abate sobre o país, que só tem olhos, para sua desgraça, de enxergá-la no ambiente pestilento de Brasilia. O Brasil parece fazer mal aos brasileiros.
__ No futebol não há muito mistério, afinal os clubes brasileiros, há muito, abriram mão de sua vocação essencial de empresas de espetáculos esportivos de alto nível, para se tornarem intermediários entre compra e venda de jogadores habilidosos, ficando o espétáculo das partidas de futebol para o segundo plano, agravadas pela tendências de nossos jogadores menos inteligentes, menos cotados e mal formados nas escolinhas ao teatro, ao histrionismo. Resultado: espetáculos de péssima qualidade, assistência cada vez mais selvagem e mal comportada, estádios vazios.
__ Alguém pode até se admirar, mas quem conhece a história do Brasil sabe da nossa vocação cinco vezes centenária para traficar pessoas. O entorno mudou, mas a operação ainda é a mesma: compra, venda e transferência de seres humanos, com uma diferença: os vendidos fazem questão de irem embora e, por sinal, eles jogam muito melhor lá do que aqui. Os times brasileiros se tornaram fábricas de ‘craques’, uma maneira galvãobueniana de dizer “centros na formação e venda de jogadores”, um tipo de gado muito valorizado, como nos antigos entrepostos de escravos nas costas da África Atlântica.
__ Quanto a Temer, não há que ter ilusões. No mínimo medíocre, ele é fruto desses costumes políticos verdadeiramente abomináveis que foram cultivados pela sociedade brasileira nos útlimos anos, inclusive pela esquerda, que, no momento, é a que mais e empenha, sem sucesso, em mascarar as suas abominações, mesmo porque Temer só ascendeu ao poder devido a cavalar incompetência e corrupção do governo PT-Dilma Rousseff. Temer é a consequência direta de Dilma e, o que é pior, precisa absolutamente dar certo para que em 2018, se tudo correr bem, possamos estar em condições de eleger um comando minimamente viável para o país.
__ O papel do governo Temer é dar estabilidade ao país, detendo, na melhor das hipóteses, a nossa queda livre rumo ao fundo do poço da economia... outra vez, de nada adiantando medida profiláticas de grande alcance, tomadas ao sabor do agravamento da crise, como a volta do parlamentarismo, sem uma preparação prévia das pessoas quanto às peculiaridades desse sistema, o que é inviável em tempos de crise econômica, quando todos se concentram na satisfação de suas necessidades imediatas, para não ocorrer o que aconteceu em 1962, quando, para estancar uma crise de última hora, ressuscitou-se o parlamentarismo, só para trazer de volta uma edição pior do presidencialismo no ano seguinte. O resto a gente já sabe.
__ Implodir propositalmente o governo Temer agora, como quer o PT, só se explica por uma compulsão patológica pelo poder, a revelia do que irá acontecer ao país; só agravará a crise, que ainda está longe da resolução – os índices econômicos continuam piorando, enquanto o político não dá para piorar mais.  Agora se for constatado que Temer tem de fato envolvimento em toda essa bandalheira, que pague inexoravelmente, como todos os outros, e mergulhemos, agarrados à lei, instrumento privilegiado de igualdade, num caos tremendo, mas purificador, do qual talvez saiamos, mais tarde, Deus sabe quando, como um povo cansado de fingir-se cego, pronto para assumir compromissos importantes e permanentes, como os povos que, antes de nós, construíram grandes potências e deixaram importante legados ao longo história.

__ E que Deus nos ajude... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário