terça-feira, 12 de julho de 2016

UM DIA NA SIBÉRIA

Prof Eduardo Simões

Um abraço aos amigos de Brasil, EUA e França. Deus os abençoe.

__ Os russos já foram grandes frequentadores deste blog, mas andam ultimamente sumidos, e eu resolvi aproveitar o ensejo para, por meio de algumas fotos, tentar desmistificar um pouco, aos meus leitores, a ideia de que eles são um povo rústico e agressivo – é claro que esse tipo de gente também existe lá, e em todos os lugares – e sempre é bom lembrar que a Rússia é muito mais que Vladimir Putin, e nem tudo são gulags, exílio e prisões de segurança máxima na Sibéria.
__ Bem, como vocês poderão ver abaixo, na Rússia, em especial na Sibéria, para se ter praia e verão basta se vestir, ou se despir, adequadamente. Existem, inclusive, naturistas! É preciso ver para acreditar.

http://dailyurbanculture.com/wp-content/uploads/2014/07/15.12.jpg
http://dailyurbanculture.com/

Correria na praia! Acima vemos um problema típico da Sibéria, numa praia fluvial em Novosibirsk, quando, a temperatura caiu repentinamente de 37ºC para 22ºC, ocasionando uma chuva de granizo colossal. A imagem acima é o instantâneo de um vídeo, onde se ouve a voz de uma mulher gritando, “se nós morrermos, eu te amo”. Um pai corre tentando proteger a cabeça da filha, ficando exposto aos pedregulhos. Ações, sentimentos e emoções parecidos como em dias de “arrastão” em nossas prais mais famosas.

http://i.cbc.ca/1.3394417.1452205371!/fileImage/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/16x9_620/siberian-cryophile-swim-club-members-are-tougher-than-you-nov-21-2015.jpg
http://www.cbc.ca/

Mikhail Sashko, do clube do nado criófilo (=frio, gelado), à frente, celebra seus 68 anos de vida, entrando com alguns membros do clube nas águas geladas do rio Yenissei, em 21/11/2015, quando a temperatura era -27ºC. Segundo a estação americana CBC News. Nós aqui preferimos um churrasco ou a pizzaria. Gelada só a cerveja.

http://i.cbc.ca/1.3394420.1452205481!/fileImage/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/original_620/siberian-cryophile-swim-club-sisters-take-an-icy-dip-nov-15-2015.jpg
idem

É para todas as idades, Liza Broverman, com apenas 6 anos, mergulha acompanhada da irmã mais velha, uma fanática por esse tipo de mergulho. Nesse dia a temperatura do ar era de 16ºC (CBC News). Ambas são membros do clube de criofilia a anos. Reputa-se lá, a esse tipo de banho, grandes benefícios à saúde, da mesma forma que ao banho de mar o são para as nossas crianças, desde cedo.


http://i.cbc.ca/1.3394434.1452272791!/fileImage/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/original_620/siberian-cryophile-swim-club-gets-down-no-matter-the-weather-nov-21-2015.jpg
(idem)

A versão russa do veio macho de Luiz Gonzaga. Um tal Bocharov toma banho de neve depois de sair do banho de água gelada, embora tenha fracassado em convencer a esposa a também assumir esse hábito. Aqui o banhista fica “à milanesa” e lá ao “chantili”.

https://i.ytimg.com/vi/omCkOnsjixU/maxresdefault.jpg
http://cyberspaceandtime.com/
A versão russo-siberiana da mulher macho paraibana. De biquíni, encima de uma montanha, onde normalmente há um vento frio e intenso. Ela é uma das praticantes de um esporte que está se tornando popular: snowboarding de biquíni ou sunga.  Eu estou precisando de um capacete desses para enfrentar o frio da Serra da Bocaina.



http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/yenisei_river/bp1.jpg
http://www.boston.com/

Mais uma do clube de criofilia. Uma senhora cochila calmamente num bloco de gelo à deriva, na cidade de Krasnoyarsk, que ela acorde ou o gelo derreta antes de chegar em alto-mar. Melhor que isso só cama de prego. Quem não tem boia de câmara de pneu de caminhão tem que se virar com os icebergs mais próximos.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/12/18/article-0-1A2DF58D00000578-706_634x420.jpg
www.dailymail.co.uk

Uma típica praia siberiana; em vez do violão o acordeão, e o coqueiro tem que vir de casa. Segundo o inglês Daily Mail, esse é um grupo de moradores da cidade de Tomsk que resolveu aproveitar o inverno mais ameno. Os óculos escuros não são apenas uma bossa; o reflexo do sol na neve pode ser tão danoso à vista como o excesso de exposição ao reflexo da luz nas areias de nossas praias.

http://www.56thparallel.com/wp-content/uploads/2013/05/Ice-swimming-Siberia-1.png
http://www.56thparallel.com/

Haja concentração com tanto frio, tanto para realizer as jogadas como para segurar o tabuleiro de xadrez. É bom que se diga que há toda uma preparação e cuidados prévios e posteriores em relação aos banhistas, e ações que precisam ser feitas antes e depois de entrar nesses banhos, mas experimentos recentes, mostram que há ganhos reais para a saúde na forma de uma redução de doenças respiratórias, mais disposição, bom humor e energia para enfrentar o dia a dia. Mais uma vez, desde que regras muito cuidadosas e específicas sejam seguidas.

http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/03169/epiphany-ice-10_3169470k.jpg
www.telegraph.co.uk/

Há também um fator religioso por trás desses banhos. Os mais devotos da Igreja Ortodoxa Russa, normalmente celebram a Epifania tomando um banho em águas geladas. A piscina escavada no gelo, perto da cidade de Minsk, tem a forma de uma cruz ortodoxa. A religiosidade russa é muito intensa e aumentou após a queda do regime comunista, já entre nós há um bom tempo que está ora em baixa ora em transição. O que virá?

http://siberiantimes.com/upload/information_system_41/4/2/1/item_4219/information_items_4219.jpg
http://siberiantimes.com/


Há coisas que você pode e não pode fazer numa praia siberiana. Pode: vestir roupa de frio, brincar com urso fajuto e andar sobre as águas; não pode: fazer escultura de areia, pegar surf e molestar ursos de verdade, isso se você conseguir vê-los a tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário