quinta-feira, 16 de outubro de 2014

MUITO PIOR

Prof Eduardo Simões

         Não dá para acreditar no que estou vendo e ouvindo: um importante diretor das SABESP afirma, no Bom Dia Brasil (16/10/14), que o “abastecimento de água [na grande São Paulo] está normal”, quando segundos antes uma matéria mostrou o efeito devastador da seca em bairros da periferia, um dos quais não vê uma gota na torneira há seis dias. Uma pobre mulher, estressada, não consegue deter as lágrimas. Infelizmente isso é só o início das dores, pois ninguém aqui faz ideia do quão devastador pode ser uma falta de água prolongada; eu sei porque sou nordestino. E qual a razão desses contratempos que teimam em contradizer o ilustre diretor? Segundo ele, o que está havendo é “aumento de consumo”... Os paulistanos vão se afogar no seco. É melhor parar por aqui.
         Quando eu era jovem, embalado pelos protestos da esquerda, na luta contra a oligarquia militar, ensinaram-me que o grande inimigo do povo era a burguesia, o empresariado, que, desalmado, atirava-se com fome ao pescoço dos operários a fim de sugar até a última gota de seu sangue magro, desidratado pelo excesso de trabalho a gerar mais-valia para o seu carrasco, e até hoje a esquerda saudosista, presente no Governo Federal, vive farejando isso, embora de vez em quando mande beijinhos para o capital, e nada de tchau-tchau.
         Mas não foi isso o que eu vi na parte mais importante da matéria, pelo contrário: um motorista de caminhão-pipa, resolveu, por conta própria, levar um caminhão de água para a sua comunidade no subúrbio, e o dono da empresa, ao invés de puni-lo, não só o apoiou como arranjou mais caminhões para dar levar água gratuita àquela gente. O empresário, bem jovem, apareceu encarecendo as pessoas de se ajudarem mais nessa crise, que o governo estadual nega peremptoriamente.
         Depois dessa matéria me convenci de duas coisas: realmente nosso estado se aproxima cada vez mais de ser aquilo que o humor dos brasileiros já consagrou: o Tucanistão; ao mesmo tempo em que ainda podemos ter fortes esperanças no povo e nos empresários brasileiros. Já os políticos...

(viste meus blogues: memoriaecritica.blogspot.com.br - construindopiaget...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário