A FALTA
QUE SALÁRIO FAZ
Prof.
Eduardo Simões
Professor do Ensino Básico, eu não sou
daqueles que afirmam ser o salário a pedra de torque, o detalhe, que vai fazer
a educação brasileira dar salto. Creio mesmo que se for conseguirmos, por meio
de leis, de campanhas públicas eficazes e do apoio das mídias, resgatar a
relevância do professor no processo educacional, ao contrário do que ocorre
hoje, já haverá ganho, a partir do qual poderemos aquilatar melhor o valor
monetário do salário de um professor.
A redução do debate educacional
brasileiro apenas ao montante do PIB a ser gasto com educação, em melhorias do
sistema e em salários, interessa apenas aos políticos de plantão que não tem a
mínima ideia do que fazer com a educação – não sei nem se têm interesse nisso –
e a sindicatos geridos por oligarquias viciadas, mera extensão de grupos
políticos alienígenas, que incorporam automaticamente às suas mensalidades
qualquer aumento no salário dos professores, inclusive por meio de imposto! Dá
nojo.
Outros há, yuppies interessados em
agradar patrões poderosos ou parecerem politicamente corretos, que afirmam não
só que aumento salarial não é relevante, como que os professores trabalham
pouco em relação ao que ganham. Já são muito bem pagos! E adoram rechear seu
arrazoado com números e estatísticas. Esses não sabem nem a diferença entre
China e Xangai, e, quando professores universitários, não dizem uma linha
contras as greves intermináveis de seus pares por melhores salários; agora
arrochar o salário de professor do Ensino Básico isso pode e convém.
É certo que ainda há muita coisa para
acertar nesse debate, mas uma coisa nós já podemos afirmar: não será com
oportunismo vil, subserviência, covardia e mentiras que conseguiremos melhorar
o nível da educação brasileira, pois dessa maneira sequer do debate se
justifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário